Filmes favoritos assistidos em 2014

O próprio título já diz, mas vale a pena reforçar que a maioria dos filmes não são de 2014, foi nesse ano que eu os assisti e por isso estão na lista.

Comecei o ano revendo vários filmes da Disney e assistindo os que faltava assistir. Foi ótimo. Depois disso, por algum motivo, não assisti muitos filmes. Na metade do ano comecei a fazer um curso de cinema e inglês e assisti vários filmes pro curso e peguei tanta indicação de filme bom, que decidi que iria assistir o máximo que eu podia. E foi assim que eu comecei minha maratona filmográfica/fílmica/filmênica (amo inventar adjetivos, nesse caso inventei porque não lembro o correto rs). Assisti muitos filmes da metade do ano até agora. Muitos mesmo! Vi muita coisa excelente e foi difícil escolher os melhores. Seria apenas um top 10... que se tornou em um top 25 rs Vamos então à lista (em ordem aleatória e com poucos comentários sobre cada um):


Dancer in the Dark (2000): Que filme sensacional do Lars von Trier (cuja filmografia, a propósito, quero assistir no ano que vem)! Sério, mesmo que a Björk não tenha gostado de fazê-lo, a atuação dela está espetacular. Ela faz o papel de uma mãe com problemas na visão e que ama musicais! Ela cantando My Favorite Things é lindo! O final do filme é totalmente heartbreaking, se preparem!

Monster (2003): Charlize Theron ganhou merecidamente o Oscar de melhor atriz por Monster! Que filmão! Que atuação! Outro must watch, caso você não conheça. Esse também tem um final triste :(

Cinema Paradiso (1988): Filme italiano lindo que fala sobre o amor pelo cinema! É muito fofo.

Almost Famous (2000): O filme poderia até ser ruim, que a trilha-sonora já o salvaria. Mas não. O filme é tão bom quanto à trilha. Se você é fã do rock dos anos 70, você vai amar esse filme e ter muita inveja do jornalista adolescente da revista Rolling Stone (o filme é baseado numa história real),

Psicose (1960): Se eu tivesse visto 25 filmes do Hitchcock, provavelmente todos eles estariam na lista. O moço era foda, viu?! Psicose é uma obra-prima do terror psicológico! Meu favorito junto com Os Pássaros e Vertigo. Hitchcock é essencial pra qualquer amante de cinema.



Vamos agora aos clássicos da era de ouro de Hollywood.

What Ever Happened to Baby Jane? (1962): A rivalidade entre Bette Davis e Joan Crawford era como briga de gato e rato, era um ódio que nenhuma fazia questão de esconder Sério, leia sobre a rivalidade delas, você vai ficar chocado com o que uma dizia sobre a outra. OK, apenas um aperitivo:
“Eu [Bette Davis] sou tão boa em interpretar malvadas porque eu realmente não sou uma… é por isso que a Srta. Crawford sempre interpreta as boazinhas. Ela já dormiu com todos os astros da MGM, exceto a Lassie”.
Enfim, voltemos ao filme. As duas fizeram um filme juntas no começo dos anos 60, provavelmente por dinheiro, né, visto que elas se odiavam. O filme é meio trash, mas a atuação das duas está excelente. Não é o melhor filme delas, mas quis citar esse porque tem as duas! All About Eve da Bette e Mildred Pierce da Joan são ótimas opções!

Who's Afraid of Virginia Woolf? (1966) / A Streetcar Named Desire (1951): O primeiro com a fantástico Liz Taylor! Filme excelente, atuação primorosa! O segundo temos o par Vivien Leigh e Marlon Brandon juntos nesse filme gostoso dos anos 50. Todos esses citados são ótimas pedidas pra quem quer começar a se aventurar pelo golden age.


Funny Girl (1968): Quem acompanha meu canal no Youtube, sabe que eu adoro filmes musicais. E um dos melhores que assisti nesse ano foi Funny Girl com a talentosíssima Barbra Streisand! Que voz!!! Mas se você prefere algo mais recente, veja Moulin Rouge ou Chicago.



Metropolis (1927): Voltando ainda mais no tempo, temos Metropolis, um clássico da ficção científica e do expressionismo alemão.






The Grand Budapest Hotel (2014): Wes Anderson, que filme espetacular é esse? Adorei! Por ter o Ralph Fiennes no elenco e ser inspirado pela obra do austríaco Stefan Zweig são dois motivos para você assistir.


Little Miss Sunshine (2006): Fofura! ♥ (acho que todo mundo já tinha visto, menos eu... se bem que acho que já tinha visto algumas partes)

Túmulo dos Vagalumes (1988) / O Conto da Princesa Kaguya (2013): Como amante de animações, é claro que eu sou super fã do Hayao Miyazaki. Mas aqui vim citar dois filmes também do Studio Ghibli, que não são dirigidos por ele, e sim pelo outro co-fundador do estúdio, Isao Takahata. Túmulo dos Vagalumes é triiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiste! Muito triste! E Princesa Kaguya é liiiiiiiiiiiiiiindo! Visualmente é a coisa mais linda do mundo. E o melhor: tudo foi desenhado e pintado antes de ser pós-produzido no computador.

Ernest et Célestine (2012): SÃO DESENHOS EM AQUARELA, GENTE, É LINDO DEMAIS! É um dos filmes mais fofos que já assisti, que conta a amizade de uma ratinha e um urso. Sério, esse filme encanta qualquer um de qualquer idade.



Erin Brockovich (2000): Filme motivador e um dos melhores da Julia Roberts!

Freedom Writers (2007): Filme que se passa numa escola, talvez interesse mais a (futuros) professores, mas é muito bom e vale a pena assistir e é baseado em fatos reais.

Kill Bill (2003/2004) / Pulp Fiction (1994): Dois filmes sensacionais do Tarantino! Por que não tinha assistido antes??? Em 2015 sem falta assistirei os outros dirigidos por ele.

Interstellar (2014): Gostei do enredo, adorei os efeitos visuais e amei a atuação do Matthew McConaughey (e acabaram os sinônimos de gostar).



Persona (1966) / O Sétimo Selo (1957): clássicos do diretor sueco Ingmar Bergman. Não são filmes de fácil compreensão, volta e meia eu pausava e revia algumas cenas pra tentar apreender melhor. São filmes que a cada vez que você reassistir, você vai captar novas coisas.

Captain Phillips (2013) / The Call (2013) / Jogos Mortais II (2005): Esses filmes estão juntos porque todos os três me deixaram roendo as unhas de ansiedade e nervosismo querendo saber o que iria acontecer! É um suspense maravilhoso!

Quais foram os filmes mais marcantes que você assistiu nesse ano? Conta pra mim nos comentários!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.