Semana #16/52 álbuns em 2015: Para sair da rotina

Olá, muchachos! Mais um dia de BEDA e também de Desafio 52 álbuns em 2015 dessa vez saindo da rotina musical para ouvir um álbum de um gênero pouco explorado por mim. Depois de uma conferida rápida no meu iTunes, pude ver que reggae é o gênero de música, com o qual eu menos tenho contato. Só tenho dois artistas desse estilo aqui: Bob Marley (obviamente) e Shaggy (que tem uns hits no começo dos anos 2000 que são muito bons!). Tirando eles, não conheço mais nada, talvez algumas bandas brasileiras com pegada reggae, mas de qualquer forma sinto uma lacuna no meu conhecimento musical quando se trata desse gênero tão vasto e interessante. É por isso que o escolhi para esse tema.

Como eu não queria ouvir Bob Marley, pois já o conheço um pouco e já adoro, fiz uma pesquisadinha no nosso amado Google para encontrar um bom álbum de reggae famoso e o escolhido foi:


Funky Kingston - Toots and the Maytals (1972)

Descobri lendo no nosso querido salvador da pátria Wikipedia que existem dois álbuns deles com esse mesmo nome, lançados em anos diferentes e com tracklists um pouco diferentes... Na verdade, em 1975, três anos depois do lançamento do álbum na Jamaica, ele foi lançado nos EUA com o mesmo nome, mas com faixas de outros álbuns do grupo. Um tanto confuso, mas isso acontece/acontecia com vários outros artistas também, como por exemplo Beatles.


Sobre The Maytals: o grupo, liderado por Toots Hibbert, é um dos mais importantes do reggae, mesmo sem o tamanho do sucesso comercial e impacto cultural dos The Wailers. Foram pioneiros em levar a música jamaicana ao mundo e por misturar o reggae do país com o R&B americano.

Algumas curiosidades: a faixa-título foi sampleada pelo Pitbull em sua faixa Don't Stop the Party e a original também pode ser ouvida no jogo GTA: San Andreas. A banda era (e continua sendo, suponho eu) bem famosa na Jamaica, mas não sei como foi a recepção deles em outros países. Se você é fã de reggae e sabe mais informações sobre o grupo, não hesite em compatilhar!

O que achei do álbum: não sei se foi surpreendente ou não, mas eu gostei muito de ouvi-lo. As músicas são bem gostosinhas, ótimas para uma tarde na praia. Várias me lembraram Bob Marley, agora fica a dúvida: os grupos (The Wailers e The Maytals) são parecidos mesmo ou eu, que não sou acostumado com o gênero, não consigo perceber as distinções? Gostei bastante e recomendo para todos com vontade de sair da rotina.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.