Semana #12/52 álbuns em 2015: Para curar dores e cicatrizar feridas
Um álbum que cure as dores (amorosas, principalmente)? Não sei se o álbum que eu escolhi seja unanimidade (nunca é, na verdade), mas eu acho que é um disco excelente e que, pessoalmente, me deixa alegre. A propósito, não tenho esse CD físico e não encontrei nos sebos da minha cidade, portanto estou aceitando de presente, obrigado-vos.
Rumours - Fleetwood Mac (1977)
Geralmente eu não comento muito sobre o plano de fundo dos álbuns e tudo mais, mas dessa vez não tem como não falar sobre o que estava rolando com o Fleetwood Mac na época do Rumours. Vamos lá: primeiramente dois dos integrantes da banda se divorciaram. A Stevie Nicks e o Lindsey Buckingham também estavam numa relação instável, vai-e-vém, termina-e-volta, ou seja, brigavam bastante. O clima estava tenso, muito tenso, e o único momento em que a banda conseguia dialogar direito era quando falavam sobre música. E foi nas canções onde eles depositaram suas tensões e pensamentos e toda essa montanha-russa emocional, criando assim um dos melhores e mais bem-sucedidos álbuns da história da música.
Second Hand News: "I know there's nothing to say, someone has taken my place" São com esses versos, que já dão uma prévia do clima do álbum todo, que Buckingham inicia o disco. E já começa falando da relação (mais precisamente do término) dele com a Stevie Nicks. A faixa tem uma harmonia pop e folk muito gostosa.
Versos curativos: One thing I think you should know, I ain't gonna miss you when you go ♫
Dreams: em seguida, vem o único hit número 1 da banda nos EUA e uma das faixas mais famosas da banda. Aqui quem fala agora é a Nicks e mostra muito bem sua maturidade lírica, sua voz cativante e seu lado misterioso. Foi escrita em poucos minutos e o que era uma faixa bem simples se tornou numa das jóias do álbum. Uma das melhores faixas dela! E também uma das minhas preferidas.
Versos curativos: Thunder only happens when it's raining (...) when the rain washes you clean, you'll know... ♫
Adoro esse cover ♥
Never Going Back Again: é a faixa mais curta do álbum, tanto que ela acaba sem você mal perceber. É provavelmente a letra mais simples de todo o CD, que fala sobre não repetir o mesmo erro outra vez. Eu adoro a simplicidade da música, sou apaixonado por essa faixa e posso ouvir num repeat eterno.
Versos curativos: Been down one time, been down two times, I'm never going back again ♫
Don't Stop: escrita pela recém-divorciada Christine McVie, é a faixa que talvez mais se encaixa na categoria de curar as dores, pois fala justamente de pensar no amanhã e de que dias melhores estão pra chegar. Uma curiosidade é que o álbum poderia ter se chamado Yesterday's gone, trecho do refrão dessa música.
Versos curativos: Don't stop thinking about tomorrow. Don't stop, it'll soon be here. It'll be better than before. Yesterday's gone, yesterday's gone. Don't you look back. ♫
Live de 1993 cantado na cerimônia de posse do Bill Clinton. O Michael Jackson também canta ♥
Go Your Own Way: este foi o primeiro single do álbum e é mais uma música sobre a relação Buckingham/Nicks. O refrão é o melhor de todos os do álbum! A faixa b-side Silver Springs, cantada pela Nicks, é considerada como uma resposta a Go Your Own Way.
Versos curativos: Open up. Everything's waiting for you. You can go your own way... ♫
É uma das faixas favoritas de Lindsey para tocar ao vivo.
Songbird: outra faixa da Christine. Aqui tentando consolar seu coração com essa letra linda!
Versos curativos: And the songbirds keep singing like the know the score. And I love you, I love you, I love you like never before ♫
The Chain: uma das poucas canções creditadas a todos os integrantes da banda e a única desse álbum. Um hino sobre traição.
Versos curativos: Listen to the wind blow, watch the sun rise, run in the shadows, damn your love, damn your lies ♫
You Make Loving Fun e Oh Daddy são outras duas faixas escritas pela Christine, são as que menos gosto do álbum, mas que mesmo assim são boas. A melodia da primeira é muito gostosa e uma vibe positiva. Já a segunda é um pouco mais pesada e não acho que combine tanto com esse tema do desafio.
I Don't Want to Know: assim como Dreams, as faixas da Stevie Nicks são mais positivas e não tão amargas como as do Lindsey Buckingham. Essa melodia uptempo é uma maravilha e as vozes do ex-casal soam aqui muito bem juntas.
Versos curativos: I don't want to know the reasons why. Take a listen to your spirit. It's crying out loud. Honey, take a little time. ♫
Gold Dust Woman: o álbum fecha com essa ótima música da Stevie Nicks, que fala sobre cocaína, mas ok, não deixa de ter um lado fofo.
Fica aqui a dica de um álbum viciante, cheio de confissões compostas da melhor maneira e que continua atual e perfeito.
Semana #12/52 álbuns em 2015: Para curar dores e cicatrizar feridas
Reviewed by Rodrigo
on
sábado, junho 27, 2015
Rating: 5