Melhores leituras de 2015
Chegou a época do ano de revisitar tudo o que fizemos de bom durante os últimos doze meses e fazer nossas listinhas clássicas. Vou começar com a de melhores livros que li em 2015. No ano passado, eu apenas escolhi as minhas dez leituras favoritas e as listei. Desta vez fiz um pouco diferente: separei algumas categorias para melhor organizar os livros. Então vamos lá:
Melhor clássico: Não poderia ser outro do que o lindo de morrer Os Miseráveis - Victor Hugo! Que livro!!! Me cativou da primeira página até a última e nem as famigeradas digressões victorhugonianas conseguiram me incomodar. Leitura que recomendo a todos!
Melhor livro de contos: Tenho dois aqui para citar. Um deles é o Morangos Mofados - Caio Fernando Abreu, que dialogou comigo muito mais que qualquer livro da Clarice Lispector que li até hoje. E quero também deixar a recomendação desse livro nacional contemporâneo: Dez centímetros acima do chão - Flavio Cafiero. Vários contos criativos e atuais.
Melhor livro de poesia: Ao fazer a lista percebi que não li tantos livros de poesia em 2015, não livros ótimos pelo menos... Acabei escolhendo o Apresentação da poesia brasileira - Manuel Bandeira, pois traz um panorama essencial da nossa poesia.
Melhor peça: Li agora em dezembro, no final do segundo tempo, Macbeth - Shakespeare e simplesmente ganhou o lugar de melhor peça lida. Li algumas outras do querido William nos anos anteriores, mas essa é a melhor!!! As clássicas peças contidas no O Melhor do Teatro Grego também foram ótimas leituras.
Melhor série de livros: Fazia anos que eu queria ler os livros d'O Único e Eterno Rei - T.H. White, mas estavam esgotados. Resolvi comprar em inglês para ler de uma vez e adorei! Vale muito a pena pra quem gosta de novelas de cavalaria.
Melhor biografia: Foi na verdade uma autobiografia, a de um dos meus ídolos: Minha Vida - Charles Chaplin. Leitura mais que prazerosa! Foi ótimo conhecer mais da vida e carreira do Chaplin pelas próprias palavras dele.
Melhor livro de não-ficção: De a-ha a U2 - Zeca Camargo traz entrevistas do jornalista desde a época da MTV até o Fantástico e é indispensável pra todo amante de música.
Melhor livro contemporâneo: Meu comentário vai ser tão curto quanto o livro: Vermelho Amargo - Bartolomeu Campos de Queirós é poético e arrebatador.
Melhor livro infantil: Muitas memórias da infância na mente ao ler Matilda - Roald Dahl. Divertido até para adultos!
Melhor livro YA: No comecinho do ano eu li The Perks of Being an Wallflower - Stephen Chbosky e no finalzinho li Os 13 Porquês - Jay Asher. Ambos são livros YA acima da média, na minha opinião. Tratam sobre temas importantes e são bem escritos.
Menções honrosas (pois eu li muitos livros maravilhosos em 2015 e que não poderiam ficar de fora):
O Perfume - Patrick Süskind
To Kill a Mockingbird - Harper Lee
O Diário de Anne Frank
Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie
Ensaio sobre a Lucidez - José Saramago
Cartas Extraordinárias
Se um Viajante numa noite de inverno - Ítalo Calvino
As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle
A Bússola de Ouro - Philip Pullman
Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade
Melhores quadrinhos:
Sweet Tooth - Jeff Lemire
New York - The Big City - Will Eisner
Scott Pilgrim - Bryan Lee O'Malley
As Aventuras de Tintim: Repórter do "Petit Vingtième" no País dos Sovietes
Pílulas Azuis - Frederik Peeters
Monica 30 anos / Mauricio 30 anos
Melhor mangá:
Uzumaki
Que em 2016 eu leia tanta coisa boa quanto em 2015! Quais foram as leituras favoritas de vocês?
Muitas leituras legais! Vou até catar algumas dicas para 2016, hehehe...
ResponderExcluirPra mim, as melhores leituras que fiz foram: Caixa de Pássaros e Um Caso Perdido. Recomendo ambos! ;)