Semana #06/52 álbuns em 2015: Álbum com título complicado

Foi difícil lembrar de álbuns que foram presenteados com títulos complicados. Depois de pensar e consultar minha midiateca (é isso mesmo? cdteca? discoteca?) do iTunes, selecionei os seguintes títulos:

Supposed Former Infatuation Junkie - Alanis Morissette
Pafuera telarañas - Bebe
Doo-Wops & Hooligans - Bruno Mars
Mylo Xyloto - Coldplay
E=MC² - Mariah Carey
Parsley, Sage, Rosemary and Thyme - Simon & Garfunkel

Alguns foram escolhidos pelo tamanho do título, outros pela pronúncia, mas considero o título dos álbuns citados bem complicadinhos para se lembrar (só perdem para os do Sigur Rós, mas como não conheço a banda, nem estou com vontade de ouvir no momento, deixei os islandeses de lado).

Vou deixar de enrolação e revelar logo que o álbum escolhido não foi nenhum dos que citei acima. Porque um amigo meu me lembrou de um título que acho ao mesmo tempo incomum e genial.

The Idler Wheel is wiser than the Driver of the Screw, and Whipping Cords will serve you more than Ropes will ever do - Fiona Apple

Numa tradução livre, seria algo como "A Roda Indolente é mais sábia do que a Chave do Parafuso, e os Chicotes serão mais úteis para você do que as Cordas jamais poderão ser". O que acharam? E posso garantir que o álbum é tão lindo quanto o título!

Mas calma, que ainda melhora. O título do segundo álbum da cantora não é nada mais, nada menos de que um poema de oito linhas (!). Isso mesmo! Dá uma procurada no Google pra lê-lo! :)

Esse é o quarto álbum de estúdio da cantora americana, lançado em 2012, 16 anos depois do seu debut, ou seja, não é todo ano que os fãs de Fiona são agraciados com um álbum de estúdio novo. Se bem que é melhor um álbum excelente a cada 5 anos do que um mediano todo santo ano, não é? isso não foi uma indireta para a Rihanna

Fiona Apple era novidade pra mim. Ainda não conhecia seu trabalho musical. Na verdade, a única coisa que eu sabia sobre ela é esse vídeo:


Em 1997, quando Fiona ganhou o prêmio de Best New Artist no MTV Video Music Awards, ela soltou em seu discurso a famosa frase: "World is bullshit" , que se tornou um dos momentos mais marcantes da premiação.

Sobre o álbum, não posso falar muito detalhadamente porque o escutei pela primeira vez enquanto escrevia o post e precisaria ouvir mais vezes para poder comentar melhor. Mas sem dúvida alguma recomendo esse CD para todos! TODOS. É uma mistura de rock alternativo com jazz, que é muito boa que me atrevo até a afirmar que é um álbum impossível de desgostar.

A voz da Fiona é super gostosa de ouvir e transmite bastante emoção quando a cantora a solta nas músicas, que são belamente escritas. A minha faixa favorita é Hot Knife! Ouça abaixo e preste atenção no minuto 2:51 em diante: a sobreposição de vozes é SENSACIONAL!

he makes my heart a cinemascope screen showing a dancing bird of paradise

Além desse vídeo, esse álbum só tem mais outro registro visual, que é o clipe de Every Single Night, dirigido pelo então namorado dela, Paul Thomas Anderson, diretor de filmes como Boogie Nights e Magnolia.

Já estou super ansioso pra ouvir os outros álbuns! Quem sabe eu não vicie em algum deles e a Fiona acabe aparecendo uma segunda vez no desafio...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.