Organização de tempo

Muita gente me pergunta como é que eu consigo fazer tantas coisas e a resposta é simples: organização de tempo. Não sei se vai funcionar pra você, mas pra mim funciona muito que bem. Temos que ter algumas coisas em mente. Nunca vamos conseguir fazer tudo que queremos, nunca. Isso é um fato, basta aceitá-lo. Consequentemente, temos que escolher nossas prioridades. 

Uma hipótese: você tem duas horas livres, o que você faz? Assiste um filme? Assiste 2 episódios de Game of Thrones? Lê um livro e ouve o seu álbum favorito? Se hoje você decidiu assistir um filme, amanhã você vai escolher a mesma opção ou vai fazer algo diferente, pra variar?

Fazer as coisas aos poucos, na maioria das vezes, é a melhor opção do que querer fazer todas as tarefas de uma vez só. É importante não perder tempo com situações possíveis de serem evitadas. Além disso, também devo mencionar que leva um tempo até você se organizar bem, não é de hoje pra amanhã que você vai estar com tudo organizadinho.

Antes continuar, sugiro a leitura do livro Vida Organizada da Thais Godinho! Tem o blog também com várias dicas super bacanas!

Como eu leio "tanto": eu aproveito todos os tempinhos livres do dia, isto é, eu leio nas filas (do mercado, do banco, do restaurante...), eu leio no intervalo de uma aula pra outra, às vezes leio no ônibus (mas como não gosto muito, evito e prefiro ouvir música) e, claro, eu reservo um tempo do meu dia em casa para me dedicar à leitura.

Como eu ouço "tanto": Basicamente a mesma resposta: aproveito cada momento livre. Por isso escuto música no banho, enquanto lavo a louça, quando vou a pé até a universidade, no ônibus, enquanto almoço, preparo aulas, converso nas redes sociais e também guardo um tempo do dia pra ouvir algum álbum (geralmente lançamentos).

Como eu assisto "tanto": dou prioridade para os episódios novos da semana. Evito assistir outra coisa porque senão vira uma bagunça e vai acumulando muita coisa, não gosto. Então primeiro assisto os episódios novos e, se/quando sobra(r) tempo, assisto outras coisas.

Sobre metas: você tem que saber se metas são benéficas ou não pra você. Metas não podem te deixar estressado! Não sou fã de metas mirabolantes quase impossíveis de se cumprir, mas me dou bem com metas modestas, como ler 40 páginas por dia, assistir 3 filmes por semana etc.

Vale ressaltar que nenhuma dessas atividades é uma obrigação, pelo contrário, todas faço com o maior prazer do mundo!

E você? Como se organiza? Tem alguma dica? Conta pra mim!

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.