Por que colecionar?

Oi oi, queridos leitores fantasmas! Hoje vim trazer uma questão para debatermos: 

por que motivo, razão, causa ou circunstância colecionamos? 
por que guardamos vários objetos que para muitos são tralhas inúteis? 
somos materialistas?
por que colecionar CDs se temos Spotify?
pra que comprar tantos livros se temos biblioteca e ebooks online?
why the hell ter em casa tantos DVDs de séries e filmes se no Netflix já tem milhares?

O que eu coleciono: livros, quadrinhos, mangás, discos, filmes e séries.

Por que eu coleciono: por motivos diferentes. 

Ainda não sou acostumado a ler livros online, ainda sou fã do papel. Sim, eu poderia emprestá-los de uma biblioteca. Não só poderia, como o faço. Vou muito à biblioteca da minha universidade, inclusive vou devolver depois do feriadão cinco livros que terminei de ler. Mas a biblioteca não possui todos os livros que desejo ler e, muitas vezes, as edições são antigas e/ou mal traduzidas.

E CDs? Ora, sou old-school, cresci juntando moeda pra comprar os cds que queria (ainda gasto o dinheiro do meu cofre com isso rs). Não morreria sem CDs físicos, mas eles ainda são uma parte da minha vidinha.

DVDs: porque sou colecionador e gosto de ter as minhas séries e filmes favoritos, ok? Não tem muitos motivos, é apenas a paixão de colecionar.

Um ponto a meu favor: eu leio/ouço/assisto TUDO que compro. Nunca compro algo só para ter na coleção. Eu compro porque gosto, porque vou usá-lo.

Não me deixem dialogando sozinho e respondam as perguntas também! ;)

Um comentário:

  1. Essa pergunta é bem interessante. Eu coleciono por vários motivos também.

    Das coisas que coleciono (DVDs de séries, livros, filmes e CDs), posso dividir em dois grupos: filmes/CDs e Séries/Livros.

    Os filmes e CDs são poucos na minha estante. São menos de 20 CDs e provavelmente menos de 30 filmes (considerando grandes boxes com 8, como o caso da saga de Harry Potter), mas os poucos filmes e CDs que tenho costumam ser de obras que realmente gosto. Algo que eu tenha tido uma forte ligação e que signifique algo importante na minha vida.

    Com os livros e as séries a história é outra. Tenho livros na estante que ainda não li; boxes que nunca dei play. As séries, que eu costumo ver por streaming ou baixando mesmo, são representadas no box como uma forma de poder segurar algo que eu tanto amo. Já os livros são mais uma representação de algo que eu tanto amo amar. Não que eu não ame meus livros, mas eu amo mais tê-los do que amo o conteúdo deles (com exceções, é claro). Eu já comprei MUITOS livros. Tanto que nesse ano dei uma parada e resolvi ler os volumes que estavam mofando na estante. Esse vício de ter os livros em cópia física, palpável, dentro do seu quarto, ao seu alcance quando quiser é algo que eu quero combater, mas estou bem longe de chegar lá.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.