Semana #08/52 álbuns em 2015: Julgando o álbum pela capa

Álbum com capa bonita é o que não falta! Não há um tipo específico que me agrade mais. Gosto de capas com desenhos ou pinturas, capas minimalistas ou capas detalhistas. Juntei na montagem abaixo algumas das capas mais lindas que lembrei aqui:


A maioria dos álbuns acima eu já escutei, alguns deles fazem parte da minha lista de favoritos! Em alguns deles eu ainda não tive a oporunidade de dar play, mas quero muito, principalmente por causa da capa... é muito provável que uns voltem a aparecer aqui no desafio!

Sou tão indeciso que já pedi ajuda aos univeristários amigos, já joguei no Google "most beautiful album covers", e até o momento, ainda não decidi qual álbum vou escolher.

Consegui! Escolhi! E agora não mudo mais! E o vitorioso foi:

Led Zeppelin - In Through the Out Door (1979)

Antes de falar sobre o álbum em si, vamos julgar a capa. Não sei bem o porquê, mas adorei a fotografia, me lembrou Smooth Criminal. Mas o mais impressionante desse álbum é que ele não possui uma, mas sim seis capas diferentes. Explicando melhor: todas as capas mostram a mesma situação, que é o homem de terno e chapéu sentado em um bar, mas cada capa é tirada da perspectiva de uma pessoa diferente presente no bar.


Aqui temos as seis capas alternativas e representam a visão das seguintes pessoas (da esquerda pra direita, de cima pra baixo):

a) perspectiva do homem com a carteira;
b) perspectiva da mulher encostada à parede;
c) perspectiva do barman;
d) perspectiva da mulher ao balcão;
e) perspectiva do pianista;
f) perspectiva da mulher junto à jukebox.

É GENIAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ESTOU TOTALMENTE EXTASIADO POR ESSA CAPA! JÁ QUERO O ÁLBUM FÍSICO COM CADA UMA DAS CAPAS! SOCORRO!

OK, já me recompus. Depois do arrebatamento, vamos falar um pouco sobre a banda.

Led Zeppelin, banda inglesa de rock, é nada mais, nada menos do que uma das bandas mais inovadoras e importantes da história. Além disso, foram pioneiros do heavy metal e são considerados tão influentes nos anos 70 quanto os Beatles nos anos 60. A revista Rolling Stone rankeou a banda em 14º na lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. Vou citar abaixo algumas partes interessantes do que Dave Grohl (!!!) comentou sobre a banda nessa revista:

"O heavy metal não existiria sem o Led Zeppelin, e se existisse, seria uma droga. Eles foram mais que uma banda - eram a combinação perfeita dos elementos mais intensos: paixão, mistério e talento. Parecia que o Led Zeppelin estava sempre procurando por algo. Eles não se contentavam em fazer sempre a mesma coisa, e estavam sempre procurando por algo novo. Eram capazes de fazer e acredito que teriam feito tudo que há para ser feito se a carreira da banda não tivesse acabado prematuramente com a morte do baterista John Bonham. O Led Zeppelin serviu como uma válvula de escape para muitas coisas. Havia um elemento de fantasia em tudo que eles faziam, e isso era uma parte principal do que os tornou importantes."


Eu poderia facilmente transcrever a página inteira da revista dedicada a Led Zeppelin, mas seria too much. Resumindo, Led Zeppelin é essencial para todos os amantes de música. Tenho muita vontade de ouvir a discografia deles, acho que desse ano não passa.

Vamos agora ao álbuns escolhido. In Through the Out Door foi lançado no final da década de 70 e é o oitavo e último álbum da banda inteiramente com material novo. É um dos mais experimentais da carreira. Não é considerada a obra-prima da banda, mas na opinião de alguém que ainda não ouviu os outros discos, achei o álbum excelente.

Um ponto positivo, ao meu ver, é a pouca quantidade de faixas, apenas 7. Sempre digo, prefiro álbum curto mas só com canções boas do que um álbum com 15 faixas sendo que 6 delas são chatas. Não tem uma faixa mediana sequer, adorei o álbum por completo. Talvez não seja a melhor opção como introdução à banda, provavelmente ouvir uma coletânea seja a melhor escolha, mas tive a sorte de ter adorado esse! E me deixou com MUITA vontade de ouvir todo o resto.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.