Semana #07/52 álbuns em 2015: Para sambar na cara da sociedade

Gente do céu, quase não postei em março e abril... é a falta de tempo mesmo, viu? Vou tentar atualizar com mais frequência nas próximas semanas e colocar tudo em dia. Mais uma semana com recomendação musical, dessa vez o tema do Desafio 52 álbuns em 2015 é PARA SAMBAR NA CARA DA SOCIEDADE EM CAPS LOCK.

É possível sambar na cara da sociedade de diferentes maneiras e acho que por isso que foi difícil escolher um álbum. A verdade é que pra maioria das categorias é complicado escolher... sempre levo um tempo pensando e pensando. Dessa vez, escolhi o maravilhoso, incrível, sensacional, fantástico, fabuloso, fenomenal:

Madonna - Erotica (1992)


A pergunta é: como se passaram já 6 semanas do desafio e eu ainda não tinha escolhido um álbum da Madonna??? Pra quem não sabe, ela é a minha artista favorita ever. E convenhamos que ela já sambou na cara do mundo várias vezes, então nada melhor do que a rainha do pop para ouvirmos essa semana.


Junto com o álbum, Madonna lançou no mesmo ano o famoso livro SEX, onde seu alter-ego Dita explora todas suas fantasias sexuais. O livro teve um tremendo impacto social e é considerado uma obra de arte pós-feminista. As fotografias que preenchem o livro são muito lindas, sério! Confira algumas abaixo:







Sabemos que até hoje em dia, os temas relacionados a sexo (como sexualidade, DSTs, masturbação etc) ainda são tabus e Madonna, a maior popstar da época, se arriscou totalmente ao lançar trabalhos com essa temática. No álbum, Madonna fala sobre S&M (Erotica), AIDS (In This Life), orgasmo (Rain), sexo oral (Where Life Begins), homossexualidade (Deeper and Deeper), sua vagina (Secret Garden) e muito mais sobre amor e sexo, escrito de uma forma tão poética.


Várias faixas contêm trechos falados em vez de cantados, os quais pessoalmente acho hipnotizantes e contribuem muito para dar esse tom cru do álbum. Além disso, todo o conceito da era Erotica é sensacional. Vale a pena conferir também o dvd da turnê Girlie Show (que inclusive passou pelo Brasil). Madonna, como de costume, didn't play safe e sambou na cara da sociedade (no começo dos anos 90!). Merece nosso respeiro e aplauso.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.